Conta similar à do Colar de Cowlam achada em um Crannog em Gallaway

Este modelo de conta é encontrada em várias regiões e culturas, sendo comum na Idade do Ferro, período Romano e Idade Média, embora as contas desse tipo transparentes sejam mais populares na Idade do Ferro Tardia e Período Romano (Portable Antiquities Scheme).

Datado da Idade do Ferro, essa reprodução foi inspirada pelas contas que fazem parte de um colar de 70 peças, das quais 60 sobreviveram e 10 foram perdidas, encontrado no distrito de Cowlam, na Inglaterra. Este colar está atualmente no British Museum, e embora não esteja em exibição pode ser visto na coleção online do site do museu (ver link nas referências abaixo).

As reproduções desta conta são pintadas à mão em um processo que leva em torno de 2 dias. Após pintada e seca, a conta passa por um processo de cozimento, no qual a tinta é vitrificada, sendo fixada e incorporada permanentemente à conta de vidro. Ela tem como base uma conta de vidro de 12 mm, azul transparente, importada da República Tcheca.

 

Imagem do colar de contas, e outras peças achadas com ele, encontrado em Cowlam. Foto: Online Collection British Museum. Museum number 1879,1209.536

Referencias:

British Museum Online Collection
http://www.britishmuseum.org/research/collection_online/collection_object_details.aspx?objectId=822730&partId=1&searchText=bead+cowlam&images=true&page=1

Portable Antiquities Scheme
https://finds.org.uk/database/artefacts/record/id/645210
Licença de uso:
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode#languages

AOC archaeology group
http://www.aocarchaeology.com/key-projects/wetlands/